segunda-feira, agosto 21, 2006

Proibido Fumar


A Turner Broadcasting começou a vasculhar mais de 1.500 desenhos animados clássicos de Hanna-Barbera, em que se incluem os sempre favoritos "Tom e Jerry", "Os Flintstones" e "Scooby-Doo", para cortar cenas que mostram o ato de fumar com glamour.
O boletim mais recente do órgão regulador disse que o espectador, que não foi identificado, reclamou de duas cenas com cigarros em "Tom e Jerry", que considerou inapropriadas num desenho animado voltado ao público infantil.



Eu acho a atitude super louvável, mas o que fazer com esses desenhos modernosque incitam à violência, tais como Pokemon, Digimon, Dragon Ball Z, Bayblade, etc? Acredito que esses desenhos são bem mais nocicos às crianças. Sempre há violência, morte e as crianças acham "normal" isso tudo. Ontem teve aqui uma "briga" entre meu sobrinho de dez anos e outras crianças porqu eles estavam discutindo quem era quem em Dragon Ball Z: "Eu sou Fulano e vc é Cicrano..."


Não quero dar uma de falso puritano, mas acho esses desenhos modernos bem mais nocvos do que os outros. Acho que também deveriam ser filtrados. Por exemplo: tem um desenho hoje que são três os personagens principais - um menino, que é um "reatardado", a irmã dele, que é mal caráter e a amiga deles, a Morte, isso memo, a Morte, que, no desenho, é a única que presta, mas é manipulada pela menina. Fala sério....