sexta-feira, setembro 01, 2006

Uma Escola Politicamente Incorreta



Há algum tempo que gostaria de postar algo sobre a novela Malhação, dedicada aos jovens. A novela é uma verdadeira escola de mal caratismo. vejamos algumas tramas:
A trama principal conta a adversidade de dois personagens: Cauã e Eduardo. Eduardo sempre tenta, com o apoio de sua mãe, "derrubar" o rival, trapaceando, manipulando provas, desviando dinheiro. Recentemente eles descobriram que eram irmãos. Nem mesmo isso bastou para que a rivalidade acabasse, pois o pai deles é um mega empresário, que convidou Cauã, o recém descoberto filho, a trabalhar em sua empresa. Eduardo desviou dinheiro da conta da empresa usando a senha de Cauã. A mãe de Eduardo, "passa a mão" na cabeça dele, subornando um outro funcionário para assumir a culpa.




Uma outra trama, mais disfarçada é o núcleo Giga, uma lanchonete freqüentada pelos alunos. A dona do estabelecimento é a Dona Wilma, uma verdadeira exploradora do trabalho de seus funcionários: elas os humilha e explora. Recentemente se valeu de uma situação onde seus funcionários achavam que ela estava doente e que morreria. Ela se valeu da situação para explorar mais ainda os seus funcionários.


Essas são apenas duas das tramas da novela. Não vou me estender falando de temas como falsidade ideológica, onde um personagem se passa por mulher para ganhar um prêmio, ou então de outro que rouba a agendaa da colega para saber seus segredos para "ficar" com ela, ou então da "falsaa mocinha" que faz de tudo para conquistar o ex-namorado.
A novela tem gente do bem? sim, evidentemente, mas o que mais aparece é o "pessoal do mal", que segue impune.


Fica então registrado aqui omeu protesto. Acho que os autores deveriam se conscientizar e fazer algo mais "clean". Não vou negar que isso possa ocorrer na realidade, sim,claro que pode: exploração de funcionários, mau-caratismo são coisas que acontecem sim, em todo lugar. Apenas acredito que haveria melhores maneiras de se abordar o assunto.


Curiosidades sobre o tema de abertura - reparem só na abertura da novela: uma das priemiras cenas aparece uma televisão passando o quê? Malhação, evidentemente. Mas a logo do programa é a do primeiro ano. Pouco após aparece um relógio marcando 17:35 horas: a que horas começa a novela mesmo? Finalmente, pouco depois, aparece uma bola de sinuca, com o número 11. A novela está noar há quantos anos?
Subliminar ou intencional? Deixo as conclusões com vocês...